Aeroportos de SC devem parar a partir de segunda-feira (9)

A partir da próxima segunda-feira (9), os funcionários da estatal NAV Brasil, responsável pelos serviços de controle aéreo do país, irão entrar em greve. 23 aeroportos devem ser afetados pela paralisação. Entre eles, dois ficam em Santa Catarina: Lauro Carneiro De Loyola, em Joinville, e Ministro Victor Konder, em Navegantes.

A categoria está em estado de greve desde julho, após sua proposta de reajuste salarial da direção não ser aprovada. A paralisação foi aprovada por 64,52% dos 1105 trabalhadores que estavam na assembleia. Os funcionários da estatal desejam um reajuste de 8,5%, porém, a NAV Brasil propôs um no valor de 4,83%.

Na semana que vem, os trabalhadores devem paralisar uma hora por dia, das 7h às 8h, de acordo com o SNTPV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo). Entretanto, caso o governo não aceite os pedidos da categoria, a paralisação deve ter duração de duas horas na semana seguinte, do dia 16 ao 21: de manhã, de 7h às 8h. E no fim do dia, de 18h às 19h.

Sobre a NAV

A nova estatal, criada durante o governo Jair Bolsonaro em dezembro de 2020 a pedido dos militares, é resultado da divisão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsável pela administração dos aeroportos ainda não privatizados no país.

De acordo com a Folha, os funcionários da NAV Brasil são o segmento civil do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Sisceab). Além disso, também há prestação de serviços de navegação aérea pelo segmento militar, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da FAB (Força Aérea Brasileira).

Oktoberfest pode ser prejudicada pela paralisação nos aeroportos

A paralisação pode ser prejudicial para o turismo em Santa Catarina, principalmente neste mês, quando diversos turistas vem até o Estado para a Oktoberfest, um famoso festival que celebra a cultura germânica.

Imagem: iStock