Acampamento Farroupilha terá 222 piquetes após dois anos sem o evento, entenda

Após dois anos de evento virtual, o Acampamento Farroupilha, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3, retoma o formato presencial entre os dias 7 e 20 de setembro, no Parque da Harmonia. O evento deste ano faz parte das comemorações dos 250 anos da capital gaúcha. 

Este ano a prefeitura investirá na construção de um piquete dos 250 anos de Porto Alegre. Além disso, o local será palco da guarda da Chama Crioula, além de abrigar a Ciranda Escolar e o julgamento dos projetos culturais. 

Até o momento, o evento já recebeu 222 inscrições. Conforme divulgação da prefeitura, este ano o tema para a apresentação dos projetos culturais será as etnias do gaúcho. Ainda segundo informações do município “A montagem dos piquetes deverá ocorrer a partir do dia 13 de agosto”. 

Os piquetes são montados e organizados por grupos tradicionalistas, empresas e agremiações diversas de Porto Alegre que promovem a tradição gaúcha no estado.

O evento terá início no dia 7 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula no palco central do acampamento, às 18h, e estende-se até o dia 20 do mesmo mês. 

O Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha é considerado o maior evento de referência à cultura tradicionalista gaúcha. A ideia do evento é comemorar a Revolução Farroupilha.

O acampamento surgiu com a inauguração do parque sede do evento, o Parque Harmonia, em 1981. Conforme divulgação da prefeitura, “Desde então ali se realiza entre 7 e 20 de setembro uma das maiores festas folclóricas do Brasil, que reúne quase 400 entidades, sendo quase 90% delas de cunho cultural, com média de visitação total estimada em número próximo de um milhão por edição”.

O evento oferece uma série de serviços, como praça de alimentação, feiras de artesanato e literatura, banheiros, posto de saúde, sinal de internet gratuito, terminais de bancos, segurança e estacionamento vigiado.