Absorvente de baixo custo feito com folha de bananeira é criado por estudantes do Ensino Médio

Alunos da Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt, de Sapucaia do Sul, apresentaram, ao longo da Mostra Sesi Com@Ciência, uma ideia desenvolvida em sala de aula. 

O grupo composto pelas estudantes Caroline Costa, Alanna Chaves e Gabriela Pacheco dos Santos desenvolveu, sob a orientação da professora de Química Eduarda Fehlberg, um absorvente sustentável feito com folha de bananeira. 

A ideia surgiu a partir de um desafio iniciado em sala de aula onde os alunos deveriam pensar ideias de projetos sobre impacto ambiental. As jovens se inspiraram em uma reportagem do programa Fantástico que falava sobre pobreza menstrual, como comentam em entrevista para a GZH. “Isso gerou um sentimento de empatia na gente, e resolvemos pesquisar mais sobre o assunto. A gente achou alguns dados que indicavam que 23% das meninas de 15 a 17 anos não tinham condições de pagar por produtos usados durante o ciclo menstrual. Infelizmente, é uma realidade vivenciada por meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias”, conta Caroline. 

Como funciona o absorvente de folha de bananeira

A ideia das jovens é criar um absorvente descartável que fosse produzido com materiais que agridam da menor forma possível o meio ambiente. Além disso, o produto também é de baixo custo com foco nas pessoas em vulnerabilidade social que precisam deste, como a população carcerária que muitas vezes recorrem a métodos como miolos de pão, cascas de banana e jornais. 

Após entrevistarem advogadas, dermatologistas e ginecologistas, as estudantes realizaram testes em algumas fibras como a existente na folha de bananeira e bucha vegetal. Pela percepção do estudo das jovens, a bucha vegetal possui uma absorção menor para o início do ciclo menstrual, enquanto a fibra das folhas de bananeira podem ser utilizadas no final do ciclo.

O material desenvolvido é coberto por um bioplástico feito com amido de milho e um tecido de retalhos oriundos de sobras da indústria têxtil.