Abrigos de ônibus sustentáveis são instalados em Porto Alegre; Confira

Foram instalados em Porto Alegre 35 pontos de ônibus sustentáveis, contando com energia solar e bancos feitos das baterias usadas para sustentar a eletricidade no local. O projeto é uma iniciativa do Santander e Eletromídia, em parceria com a Streetwise.

Os pontos já estão disponíveis na capital gaúcha e estão garantidamente patrocinados pela marca até dezembro de 2023. Os abrigos podem se manter iluminados por até três dias em casos de dias com o céu nublado ou com queda de energia.

Pontos de ônibus sustentáveis em Porto Alegre ajudam a diminuir as emissões de carbono

A energia limpa e renovável presente nas estações devem contribuir para a diminuir a pegada de carbono emitida pelo capital. Além disso, o uso da energia solar garante também redução da taxa CIP (Contribuição de Iluminação Pública) dos cidadãos contribuintes da rede elétrica de Porto Alegre.

O projeto garante mais segurança para os usuários do transporte coletivo em casos de queda no fornecimento da rede elétrica. Graças ás placas fotovoltaicas de 330W e recursos de gerenciamento energético, os pontos podem sustentar até 11.500 (watt-pico) em momentos de maior incidência solar. A energia gerada é suficiente para sustentar 85 televisões de 55 polegadas ou mais de 150 notebooks.

A instalação dos novos pontos de ônibus faz parte de novas iniciativas do Santander para sustentabilidade. Em 2021, o banco inaugurou a primeira estação de trem autossustentável do Brasil, em 2022, foi responsável pela reciclagem de cem equipamentos instalados em Capão Redondo, bairro da capital de São Paulo.