A incrível capela neogótica em casarão centenário de Porto Alegre

A capital gaúcha, Porto Alegre, possui uma incrível e quase desconhecida capela neogótica situada no interior de um antigo casarão de 1923. A construção, erguida por Pedro e Ilza Chaves Barcellos, fica localizada no bairro Rio Branco e receberá a 30ª CasaCor RS, mostra de decoração, paisagismo, design e arquitetura.

A mostra, que é considerada a principal do gênero na América Latina, possui 40 ambientes e 70 profissionais envolvidos, além de uma média de cerca de 35 mil visitantes por edição. 

Para Lucas Volpatto, coordenador de patrimônio histórico e restauro da construção, a capela é um verdadeiro tesouro. Admirada por seus vitrais coloridos, seu retábulo – estrutura localizada atrás do altar – de madeira, e por seus arcos, a igreja projetada pelo engenheiro Alfredo Haasler é uma das mais belas construções deste estilo do território gaúcho.

Na mostra CasaCor RS, o público poderá admirar o interior da capela neogótica, além de visitar os espaços da exposição. O evento começa no dia 6 de agosto e vai até 2 de outubro. Os visitantes podem ir até o local de terça a sexta-feira, das 13 horas às 20h30, com possibilidade de visitação até as 22 horas. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 12 horas às 20h30, também com visitação até 22 horas. 

Além de sediar a CasaCor RS, a antiga construção também foi, durante décadas, sede da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos, organização responsável por oferecer amparo e educação para meninas órfãs e em situação de vulnerabilidade.

Após o período de realização da mostra é possível que tenha início o projeto para que o casarão que abriga a igreja seja transformado em um escola no futuro. Mas afinal, onde fica esta capela secreta? O quase misterioso e desconhecido local erguido pela família Chaves Barcellos está localizado no número 360 da Rua Dona Leonor, no bairro Rio Branco.