Itaú pega todos os clientes de surpresa após vender banco

O Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil, está considerando cortar um destino da rota de negócios na América Latina. A instituição anunciou que está em estágios iniciais de negociação para vender suas operações na Argentina.

De acordo com o portal Seu Dinheiro, o potencial comprador é o Banco Macro, um concorrente local que possui uma ampla rede de agências em todo o país e oferece serviços financeiros para todo o território argentino, seguindo um modelo similar ao do Itaú no Brasil. Os detalhes da transação ainda não foram divulgados, mas é possível que o Itaú aceite ações do Banco Macro como forma de pagamento, considerando que o Macro está listado nas bolsas de Buenos Aires e Nova York.

Itaú na Argentina: Desafios e oportunidades em território estrangeiro

Desde 1979, o Itaú possui uma presença estabelecida na Argentina, inicialmente com uma unidade de atacado. O atendimento ao público em geral teve início em 1995, durante um período de “dolarização” da economia do país vizinho.

No entanto, a Argentina passou por uma série de crises econômicas nos últimos anos, tornando-se um ambiente desafiador para as empresas que operam no país, especialmente as multinacionais. Embora seja um destino popular para turistas brasileiros devido à taxa de câmbio favorável, a Argentina apresenta desafios para as empresas brasileiras.

Atualmente, a unidade do Itaú na Argentina representa menos de 5% da carteira total de crédito do banco na América Latina. O Itaú possui 71 agências e 1.482 funcionários no país vizinho, de acordo com os dados mais recentes. Apesar de seu tamanho modesto, a operação do Itaú na Argentina é lucrativa, com uma rentabilidade sobre o patrimônio líquido de 48% no primeiro trimestre deste ano.

Imagem: Divulgação