Ponte do RS surpreende com altura de prédio de 20 andares

Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, o viaduto ferroviário mais alto das Américas e um dos mais altos do mundo impressiona aqueles que o avista. O Viaduto do Exército, no RS, popularmente conhecido como Viaduto 13, está localizado no município de Vespasiano Correa e pertence à Ferrovia do Trigo (EF-491). Faz parte do trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul.

O Viaduto 13 foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, e inaugurado em 19 de agosto de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel. A construção tem 13 em seu nome por estar em 13º de uma sequência de viadutos que se inicia na cidade de Muçum.

Enquanto estava sendo construído, muitas pessoas se feriram no famoso viaduto. Registros indicam que dois militares, oito funcionários da empresa estatal, que acompanhava as obras, se acidentaram. Seis morreram.

Além disso, de acordo com boatos dos moradores locais, dois soldados do Exército Brasileiro foram sepultados dentro de uma das colunas, já que eles caíram lá dentro enquanto trabalhavam e nunca foram encontrados.

Turistas passam por ferrovia do RS diariamente e se surpreendem com a paisagem espetacular

A construção faz parte dos 156 quilômetros da Ferrovia do Trigo, também conhecida como Estrada de Ferro 491 (EF-491), que liga as cidades de Roca Sales e Passo Fundo. A obra demorou mais de 20 anos para ser concluída.

Diversos turistas passam pelos trilhos da ferrovia diariamente. São poucos que preferem de fato, usar o trem. Os visitantes com espírito de aventura procuram o trajeto para realizar trekking (um tipo de caminhada), a fim de apreciar a paisagem do local. De acordo com o portal GZH, o trecho mais utilizado para trilha são os cerca de 50 quilômetros entre Muçum e Guaporé.