Inmet faz alerta importante para região Sul do Brasil

Nesta quinta-feira (25), o Rio Grande do Sul está completando três dias com temperaturas altas e tempo seco. De acordo com o Inmet, em diversas partes do estado, no noroeste gaúcho e na parte central e arredores da Região Metropolitana de Porto Alegre, as máximas giraram em torno dos 30°C.

Nesta quinta-feira, os termômetros de Porto Alegre devem marcar cerca de 30°C. Na sexta-feira (26), a temperatura pode chegar a 31°C.

De acordo com o Inmet, a sexta-feira pode começar ensolarada, e o tempo seco prevalece em grande parte do Rio Grande do Sul. Além disso, os termômetros devem marcar temperaturas mais elevadas do que as desta quinta. Entre o fim da manhã e o início da tarde, uma massa de ar frio em deslocamento pela Argentina encontra a massa de ar quente sobre o Sul do Brasil e forma uma frente fria.

Região Sul do país será afetada por pancadas de chuva

Pancadas chuvas podem ocorrer em decorrência da frente fria. Há riscos de queda de granizo em parte do Rio Grande do Sul. A partir de sábado, Santa Catarina e Paraná serão atingidos pela chuva, o que diminuirá as temperaturas em ambos os estados. As temperaturas podem cair mais de 10°C em 24h.

A partir de sexta, até a madrugada de sábado, mais de 50 milímetros (mm), devem ocorrer em parte do Rio Grande do Sul. Entre sábado e o início de segunda-feira (29), será a vez de Santa Catarina e Paraná.

Devido a frente fria que afetará a região Sul do país, as madrugas de domingo e segunda-feira serão marcadas por ar frio e seco. Também há chances de geada no sul gaúcho e em áreas isoladas do centro do estado, de acordo com o Inmet.

As temperaturas mínimas devem ficar entre 2°C e 5°C na região da campanha gaúcha.