Espécie de peixe perigoso preocupa moradores do litoral norte do RS

Encontradas em diferentes bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, as piranhas vermelhas levantaram espanto e dúvidas no estado. Na região de Osório, onde há um imenso número de lagoas, há o temor da proliferação do animal.

O biólogo Aluízio Dias, coordenador do Programa Jogue Limpo com Osório, entrevistado pela Jovem Pan News, foi questionado quanto a possibilidade de haver um estabelecimento definitivo das piranhas na região.

Segundo ele “é possível que isso aconteça devido às drenagens de irrigações que transportam água de outras bacias hidrográficas e à dispersão de ovos por aves migratórias.”

Adaptação e ameaça

As piranhas possuem a capacidade de sobrevivência em habitats completamente diferentes. Nos locais onde foram encontradas, é possível perceber que os animais já estão se adaptando às baixas temperaturas dos rios.

Por ser uma espécie predadora invasiva, a maior preocupação e ameaça está na sobrevivência das espécias nativas. A pesca na região pode ser severamente afetada.

Dias explicou que: “As piranhas vermelhas geralmente não atacam, a menos que detectem cheiro de sangue na água. No entanto, ele alertou que, se as piranhas invadirem o ambiente, o banho pode se tornar complicado”.

Ameaça recorrente

Ameaça recorrente

Há exatos doze meses, os rios Vacacaí, em Santa Margarida do Sul; Taquari, em Estrela e Bom Retiro do Sul; e Jacuí, em Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Rio Pardo e São Jerônimo registraram a presença das piranhas vermelhas.

Elas, que também são conhecidas por palometas, medem cerca de 15 cm e pesam 150 g. À época, na Prainha do Paquetá, em Canoas, já foram encontrados peixes de 27 cm e 350 g.

“Essa espécie não é um animal tão voraz e tão potente como aquelas piranhas que a gente conhece, que são do centro do país. Mas tem relatos, sim, de onde ela é nativa, na bacia do Rio Uruguai, de alguma mordida, algum machucado no pé, nos dedos”, explicou o analista ambiental do Ibama, Maurício Vieira de Souza ao portal G1.