Cidade do Rio Grande do Sul recebe grande prêmio estadual

Quarenta e duas cidades do Rio Grande do Sul receberam o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP 2022), realizado pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). No site Radar da Transparência Pública, o cidadão pode conferir todas as informações que levam à concessão do prêmio.

Os critérios considerados envolvem informações institucionais, acessibilidade, contratos, diárias, relatórios, ouvidorias e informação ao cidadão. Tendo o ano de 2022 como base, entre os 13 pontos avaliados, Santa Clara do Sul alcançou o percentual de 94,80%. É a melhor pontuação do Vale do Taquari.

O Tribunal de Contas do Estado concede, a partir da premiação, a utilização do selo no site oficial das instituições que positivamente foram avaliadas por meio do programa.

“Sempre primamos pela transparência e qualidade nos serviços prestados aos cidadãos. Seguimos com esse objetivo, de aproximar cada vez mais os dados da população, de maneira clara, transparente e inclusiva”, enfatizou o prefeito Paulo Kohlrausch.

Ele salientou a profissionalização da festão publica e afirmou que o prêmio evidencia a dedicação, seriedade e respeito com o que é público.

“Parabenizo toda a equipe de governo, controladoria interna e demais servidores que trabalham para servir cada vez melhor a nossa comunidade. O Selo Ouro Transparência Pública mostra que estamos no caminho certo”, completou.

Outras cidades premiadas

A cidade de Morro Reuter também recebeu Selo Ouro nas avaliações do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) referente à 2022.

A prefeita Carla Chamorro afirmou que “a administração pública assegura que toda a informação chegue ao cidadão de forma clara e objetiva para ser entendida por toda comunidade”.

Capão Bonito do Sul também foi uma das cidades premiadas, atingindo 92,57%.

“É uma grande conquista para nossa Administração, para nosso município. É sinal do nosso trabalho sério, feito com responsabilidade para a população”, comemorou o prefeito Felippe Rieth.

Sobre a avaliação

Foram mais de oito mil portais da administração, tanto no Poder Executivo quanto Legislativo de 4.304 municiípios brasileiros.

Os portais dos tribunais estaduais de contas passaram por análises seguindo os mesmos critérios. No RS, 109 portais de prefeituras, câmaras de vereadores e tribunais de contas foram positivamente avaliados.