Morre aos 37 anos ex-deputado e marido de grande jornalista

Morreu nesta quarta-feira (10) o ex-deputado federal, David Miranda, aos 37 anos. Ele deixa o marido, famoso jornalista Glenn Greenwald, e três filhos. A morte foi resultado de um quadro de infecções após uma internação de 9 meses na UTI.

A morte foi confirmada pelo marido em suas redes sociais. David morreu no Rio de Janeiro, internado e cercado de família e amigos. Confira abaixo mais informações sobre a morte do ex-deputado.

Ex-deputado David Miranda morre aos 37 anos no Rio de Janeiro e deixa marido e três filhos

Confira o comunicado divulgado pelo marido de David, em seu Twitter, na íntegra:

“É com a mais profunda tristeza que eu anuncio a morte do meu marido, David Miranda. Ele teria completado 38 anos amanhã. Sua morte, no começo desta manhã, veio após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em completa paz, cercado pelos nossos filhos e família e amigos.”, afirmou o marido.

David Miranda foi internado em 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal, mas acabou sendo vítima de septicemia. Ele permaneceu internado por nove meses, período o qual Glenn afirma que o marido se manteve acordado e capaz de conversar, mas sob risco constante de vida.

“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis. Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez.”, disse Glenn.

David Miranda teve uma carreira extensa no jornalismo e na política: ele trabalhou com o marido, com o qual era casado a 18 anos, no caso de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, exposto por Edward Snowden.

Na política brasileira, sua carreira começou em 2016, quando foi eleito o primeiro vereador gay da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 2019, ele assumiu como deputado federal no posto que era do colega Jean Wyllys. Em 2022, ele se filiou ao PDT em apoio à candidatura de Ciro Gomes à presidência da República.

Imagem: Reprodução / Facebook / David Miranda