Por que os ovos de Páscoa são tão caros? Entenda

A Páscoa é uma das principais datas comemorativas no Brasil e, além do seu significado religioso, é marcada pela troca de ovos de chocolate entre amigos e familiares. Porém, nos últimos anos, os preços dos ovos de Páscoa têm sido motivo de preocupação para muitos consumidores, que buscam alternativas mais em conta.

Segundo Nadja Heiderich, professora de economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, isso ocorre devido ao alto valor agregado do produto em relação aos demais, o que contribui para o aumento do preço.

“Os custos de produção [dos ovos de Páscoa] são consideravelmente mais elevados, pois incorporam mais mão-de-obra, mais embalagens, maior custo logístico”, explica Nadja.

Além do alto valor agregado, fatores macroeconômicos têm impactado no aumento dos preços dos ovos de Páscoa nos últimos anos. A inflação e a alta do dólar no ano passado foram os principais fatores que afetaram o preço dos ovos, tornando-os um dos produtos mais impactados pela crise econômica.

“Mesmo que, neste momento, o dólar venha cedendo paulatinamente, a preparação para a produção dos ovos começou há meses, não dando tempo para que o efeito desta queda da taxa de câmbio fosse sentido”, disse. 

Preços altos dos produtos de Páscoa afetam o consumo em 2023.

De acordo com o IPCA-15 de março de 2023, a inflação da cesta de bens e serviços relacionados à Páscoa aumentou em 8,1% em relação ao ano anterior. Isso tem levado os consumidores a buscar alternativas mais acessíveis, como barras de chocolate e bombons, bem como opções artesanais.

A alta dos preços também é apontada como um dos motivos que tornam a Páscoa menos esperada este ano, segundo estudo da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Imagem: Reprodução / Evandro Leal/ Enquadrar/ Estadão Conteúdo