Frente fria chegando? Confira como deve ficar o tempo no Rio Grande do Sul neste final de semana

No próximo sábado, a primeira frente fria do outono chegará acompanhada de um centro de baixa pressão. Até agora em março, o clima tem sido típico de verão no Rio Grande do Sul, com chuvas e temperaturas acima da média mensal, chegando a estar 3-5°C acima do normal. Em alguns momentos, esse desvio foi ainda maior, de 5°C.

Durante o final de semana, uma situação típica de outono atingirá o país, com a passagem de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão, um ciclone. Ao mesmo tempo, as chuvas aumentaram em março e já acumularam quantidades consideráveis. No entanto, essas chuvas foram efêmeras e muito isoladas, com características de verão que pouco afetam as áreas de seca.

No fim de semana, uma frente fria pode mudar o tempo no Rio Grande do Sul. O sábado começará com sol e vento, o que fará com que as temperaturas subam rapidamente. À tarde e à noite, a frente fria atravessará o estado, trazendo instabilidade e chuvas intensas com raios e granizo isolado. O vento também será forte, com rajadas de até 70-90 km/h em algumas áreas, o que pode causar danos.

É importante estar atento para o risco de desabamento de telhados, queda de árvores e postes, o que pode interromper o fornecimento de energia elétrica.

Ciclone extratropical traz chuvas irregulares e queda de temperatura no Sul do Brasil

No domingo, o ciclone extratropical se deslocará para o mar, afastando as nuvens do oeste do Rio Grande do Sul e trazendo ar mais seco e frio. A chuva mais significativa deve ocorrer no Hemisfério Sul, com volumes irregulares entre 30-80 mm e tempestades isoladas podem produzir acumulações maiores. A instabilidade será mais sentida no turno da manhã de domingo, com chuvas leves a moderadas e baixo risco de trovoadas.

As condições meteorológicas vão melhorar rapidamente no oeste e no sul, com sol e nuvens alternados. O clima na costa sul e na Costa Doce é instável devido à circulação de humidade no oceano associada ao ciclone. A temperatura caiu significativamente em média 6-8°C em relação ao sábado, especialmente no norte. O tempo estará ventoso em toda a faixa costeira durante todo o dia, com rajadas na ordem dos 60 km/h.

Imagem: Reprodução / Metsul