Campanha nacional deve vacinar 4,7 milhões de gaúchos

O Informe Técnico Operacional do Ministério da Saúde (MIS) foi recebido nessa sexta-feira (17), com as instruções para a campanha contra a gripe influenza neste ano. O público alvo preliminar de gaúchos a serem vacinado é de 4,7 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A 25ª campanha de vacinação contra influenza começa no dia 10 de abril e terá duração até 31 de maio.

Crianças de seis meses a menores de 06 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores de ensino Básico e Superior, povos indígenas, idosos com mais de 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente, de acordo com o MIS e a assessoria de imprensa do governo do RS, serão os grupos prioritários.

Completam a lista de prioridades caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, para o portal do governo do Estado.

Casos de influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, transmitida globalmente em epidemias sazonais e pandemias. Os casos podem variar de leves a graves e até levar à morte. É causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais e pandemias.

O período de incubação é de dois dias e pode ser assintomática ou levar a sintomas graves. Fatores de risco incluem lactentes, crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.