Região gaúcha registra temperaturas acima de 37° por seis dias consecutivos

Uma região gaúcha registrou seis dias seguidos de calor extremo em diversos municípios. O Oeste do Rio Grande do Sul tem sido afetado por uma massa de ar quente, tendo registrado máximas de mais de 39 °C nos últimos dias.

Quaraí, por exemplo, tem tido temperaturas acima de 37ºC a quase uma semana. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as cidades mais afetadas têm sido Uruguaiana, São Borja, Dom Pedrito, Santiago, Alegrete, e Livramento.

O calor vai continuar nesta semana?

Uma previsão da MetSul Meteorologia aponta para um quadro de melhoras, ainda que pequenas, para os próximos dias do Oeste gaúcho.  A formação de nuvens pode trazer pancadas de chuvas para diversas cidades desta região e também na metade Norte. Os temporais podem ser intensos e trazem um breve alívio, com uma baixa das temperaturas máximas.

No entanto, ainda não é o fim da massa de ar quente no RS, pois o abafamento deve continuar, apenas com maior umidade, aponta a empresa. De acordo com a Climatempo, as chuvas devem ocorrer pelo período da tarde para a noite desta terça-feira (14). Na região de Bagé, as instabilidades devem ser leves e passageiras.

Temperaturas extremas intensificam quadro de estiagem

O Rio Grande do Sul passa por um quadro preocupante de estiagem. No último fim de semana, foram registradas temperaturas de quase 50 °C no solo gaúcho. Segundo dados recentes da Defesa Civil, mais de 75% dos municípios gaúchos já decretaram situação de emergência por conta dos efeitos da seca. Entre as 374 cidades afetadas, 299 já tiveram seu estado reconhecido pela união.

Todos os municípios mais atingidos pelos últimos seis dias de calor decretaram situação de emergência. No dia 3 de março, o Governo Federal anunciou que R$ 100 milhões serão destinados para o auxílio de cidades gaúchas. A quantia será utilizada para medidas como contratação de carros-pipa e compra de cestas básicas para a população afetada.