Atletas em perigo? Gramados sintéticos podem prejudicar sua saúde

Uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian aponta para diversos possíveis riscos de saúde para atletas que jogam em gramados sintéticos. Segundo o jornal, há perigo para problemas graves, como câncer e defeitos congênitos.

O The Guardian aponta que a morte de seis jogadores americanos de beisebol pelo mesmo tipo de câncer no cérebro pode estar ligado com os produtos químicos presentes na grama artificial. Confira abaixo mais detalhes a respeito do caso.

Produtos tóxicos em gramado artificial podem causar câncer?

Todos os jogadores de beisebol morreram de glioblastoma, um tumor maligno raro e altamente perigoso que pode atingir células nervosas no cérebro e na medula espinhal. As seis vítimas tiveram longas carreiras no time Philadelphia Phillies, que usava grama artificial em seu estádio.

Segundo o The Guardian, o gramado artificial carrega elementos tóxicos e carcinógenos, como benzeno e metais pesados. Os compostos são chamados de PFAS, associados com diversos problemas graves de saúde, como câncer, defeitos congênitos, doenças renais, diminuição da imunidade e problemas hepáticos e de tireoide. A morte dos jogadores pode resultar em uma proibição geral dos campos sintéticos, uma questão que já está sendo discutida nos Estados Unidos há um tempo.

Diversas cidades do país norte-americano já propuseram ou realizaram o banimento da grama sintética. Segundo Kyla Bennett, cientista da organização Public Employees for Environmental Responsibility, a crescente ocorrência do glioblastoma comprova a necessidade por um maior cuidado com o uso de produtos químicos.

O jornal entrou em contato também com especialistas em câncer cerebral, que afirmaram ser impossível provar uma conexão entre os tumores apresentados pelos jogadores e os produtos químicos dos gramados. “Não há como dizer agora: ‘se esses produtos químicos estão lá, eles estão causando os tumores’.”, afirmou o neuro-oncologista Henry Friedman, responsável pelo tratamento de dois dos jogadores. “É possível, mas o que é possível é provável são coisas totalmente diferentes.”