Jovem pesquisadora gaúcha desenvolve equipamento que pode ajudar bombeiros em resgates

Stephanie Staub, uma jovem gaúcha de 19 anos, que criou o projeto “2Rescue” e recebeu o Prêmio Killing de Tecnologia na edição passada da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), será responsável por representar o Brasil no International Festival of Engineering Science and Technology (I-FEST), que ocorrerá em Mahdia, na Tunísia, entre os dias 16 e 22 de março. As informações são do site do governo do RS.

A jovem, que faz curso de Eletrônica na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, recebeu o famoso prêmio após desenvolver “2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas”, um equipamento que utiliza o princípio da radiofrequência e pode localizar bombeiros em escombros de maneira mais rápida.

Segundo o site do governo, o código utilizado no dispositivo é responsável por realizar a leitura do “indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes (os dispositivos representariam o bombeiro que precisa ser localizado e o bombeiro que o procura)”.

Saiba como a ideia de criar o equipamento surgiu

Em 2021, Stephanie estava assistindo à reportagem sobre o incêndio que afetou o prédio da Secretaria da Segurança Pública do Estado e fez com que dois bombeiros ficassem desaparecidos durante alguns dias após o desabamento do local. Quando os corpos foram localizados, a jovem se perguntou se os profissionais estariam vivos se tivessem sido encontrados antes.

Com o aumento da curiosidade e a grande vontade de ajudar, a jovem entrou em contato com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em São Leopoldo, a fim de conhecer os equipamentos e a dinâmica do trabalho dos profissionais. Após conversas com os bombeiros, a estudante iniciou suas pesquisas sobre quais materiais seriam adequados para salvar os bombeiros de forma mais rápida e criou o equipamento.

“Depois de tanto tempo trabalhando no meu projeto de pesquisa, receber o prêmio me trouxe uma felicidade absurda. Pretendo continuar minha pesquisa na esperança de que alguma empresa viabilize um dispositivo seguro e aprovado pelos órgãos competentes para que os bombeiros consigam utilizá-lo durante as ocorrências”, afirma Stephanie.

A importância do projeto da jovem

A professora Deise Margô Muller, que sempre apoiou e orientou a jovem, ressalta a importância da iniciação cientifica nas escolas. A iniciação científica no Ensino Médio é muito importante para que os alunos possam desenvolver, desde cedo, o senso de responsabilidade para com a sociedade, o que deve ser levado para a vida profissional”, diz.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues “toda contribuição científica para a sociedade tem sua relevância e conta com um reconhecimento especial quando é diretamente aplicada na vida das pessoas e na segurança dos bombeiros militares, pois favorece a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.”