Armazenamento insuficiente? Saiba como liberar espaço em seu celular sem excluir seus arquivos

Para quem guarda muitos arquivos no celular, ficar sem espaço pode ser uma enorme dor de cabeça. No entanto, você sabia que é possível recuperar espaço no seu armazenamento sem excluir uma foto ou vídeo sequer?

Isso porque os smartphones possuem várias formas de se otimizar melhor o uso do seu espaço, como o armazenamento na nuvem. Por isso, confira abaixo algumas das opções que separamos para ajudar com esse problema no celular.

Como liberar espaço no seu celular sem apagar nada

  • Compacte seus arquivos no Google Fotos

O aplicativo do Google Fotos traz uma opção de compactar suas fotos e vídeos para reduzir seu tamanho com perdas pouco significativas na qualidade. A função converte os arquivos originais para uma versão que continua em alta qualidade.

Essa opção deve ser acessada nas configurações, selecionando a alternativa Alta Qualidade e então “Recuperar Armazenamento”. Depois disso, você terá folga maior no espaço do seu celular.

  • Confira seus backups

É comum que os smartphones e aplicativos façam backups dos seus dados, o que é uma ótima opção para lidar com o risco de perder os arquivos. Porém, quando essas cópias de segurança ocupam muito espaço, o armazenamento pode ter problemas.

Por isso, é preciso conferir nas configurações, seja nos aplicativos ou do dispositivo, para ver se os backups não estão consumindo todo o espaço livre. Caso seja o caso, você pode excluir esses dados.

  • Limpe o cache dos aplicativos

Outra alternativa é que o cache dos aplicativos, que podem ser deletados sem comprometer seus arquivos, estejam ocupando muito espaço no seu celular.

Para conferir se é o caso, é preciso acessar a área de aplicativos nas configurações do dispositivo, e selecionar o app que está com armazenamento alto. Então, basta ver o quanto que o cache está ocupando de espaço e então selecionar a opção de deletar.