Temporais que causaram destruição em SP devem chegar ao RS! Confira previsão

O centro de baixa pressão responsável pelo temporal devastador em São Paulo está se deslocando para o Rio Grande do Sul. Segundo previsão da MetSul Meteorologia, o fenômeno está indo rumo aos estados no sul do país, podendo afetar os litorais do estado gaúcho, além do Paraná e Santa Catarina.

O centro de baixa pressão deve afetar majoritariamente as regiões Norte e Leste, incluindo a Serra e o litoral. Os municípios mais afastados da costa não devem ser afetados. De acordo com a previsão, há o risco de alagamentos, especialmente a partir da quinta-feira, com o aumento da nebulosidade e das chuvas. Porém, para esta quarta-feira, o tempo deve se manter predominantemente seco.

Temporal que atingiu São Paulo é o maior acúmulo de chuva da história do Brasil

O temporal que atingiu São Paulo neste fim de semana causou 46 mortes e, segundo o governo do estado, é o maior acumulado de chuva já registrado no país, com 682 milímetros. A tragédia resultou em 40 pessoas desaparecidas, 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

O maior índice anterior registrado foi em Petrópolis, no Rio de Janeiro, que acumulou 530 milímetros ao longo de 24 horas em 2022. A tempestade levou à obstrução de diversas estradas, vias alagadas, problemas no abastecimento de água e deslizamentos de terra. A chuva é o resultado da interação entre uma frente fria e um centro de baixa pressão.

Previsão para centro de baixa pressão no RS mostra discrepâncias

De acordo com a Climatempo, um centro de baixa pressão é uma área onde a pressão atmosférica é menor do que os seus arredores. O fenômeno leva à concentração da umidade em uma única área, aumentando a formação de nuvens e por consequência, chuvas.

Ainda que a previsão da MetSul aponte para os riscos de um temporal, a empresa informa que não há um consenso em relação aos modelos numéricos analisados, com análises apontando tanto para chuvas volumosas quanto para uma precipitação pouco significativa.