Perdeu a senha do seu cartão cidadão? Saiba como recuperá-la

Perder a senha do seu Cartão Cidadão pode gerar uma grande dor de cabeça, já que se trata de um item essencial para poder sacar o dinheiro de benefícios sociais e trabalhistas, como o Bolsa Família e o FGTS.

Mas caso se encontre nessa situação, a Caixa Econômica Federal oferece algumas opções simples para poder recuperar a senha. As duas alternativas estão disponíveis mesmo que você tenha bloqueado o cartão após três tentativas falhas de acesso.

Como recuperar a senha do cartão cidadão através do celular

É possível agilizar o processo de recuperação iniciando a solicitação através do Serviço de Atendimento da Caixa. Basta discar o número 0800 726 0207 em seu celular, e selecionar a opção “Cartão e senha do Cartão Cidadão”. Em seguida, é preciso informar o seu Número de Identificação Social (NIS) e o CPF para receber a assistência necessária.

O próximo passo após informar os dados é pedir a mudança através da opção “Solicitar nova senha”. Após essa etapa, a solicitação estará finalizada e você deverá se dirigir até uma agência lotérica para concluir o processo. Será preciso apresentar um dos documentos de identificação com foto listados abaixo.

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação, física ou digital;
  • Carteira profissional;
  • Identidade militar;
  • Passaporte;
  • Carteira de identidade de estrangeiros
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Carteira funcional;

Como recuperar a senha do cartão cidadão em uma agência da Caixa

O processo também pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa. Neste caso, basta levar um documento de identificação. Não é preciso estar com o cartão em mãos.

No local, é preciso solicitar o atendimento de um dos agentes da instituição, que realiza o processo de troca. É importante ressaltar que a nova senha cadastrada deve ser de simples memorização, para evitar passar pelo mesmo procedimento mais uma vez. Porém, para se proteger de golpes, evite números de fácil identificação, como datas de aniversário.