Americanas: comprar na loja continua seguro? Veja o que dizem os especialistas

Entidades de Defesa do Consumidor apontam que ainda é seguro realizar compras na Lojas Americanas, mesmo com a crise financeira da empresa. Levantamento realizado pelo Procon de São Paulo afirma que não houve aumento nas reclamações contra a empresa mesmo após os problemas recentes.

A declaração oficial das Lojas Americanas é que a crise econômica da empresa não afetará o consumidor médio de nenhuma forma e que não há motivo para preocupação. Porém, a loja já foi notificada pelo Procon-SP e continuara em monitoramento por outros órgãos de defesa do consumidor.

Entidade alerta para possibilidade de risco de compras online na Americanas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), afirma que o processo de recuperação judicial da Americanas não deve afetar os consumidores. De acordo com o divulgado pela entidade, a empresa continua obrigada por lei á entregar os produtos. No entanto, alerta que há um maior risco se as compras forem realizadas online, devido á possibilidade de problemas na entrega diante do atual estado da empresa.

O Idec avisa que a recuperação judicial não anula os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, e, portanto, ainda é de interesse da empresa manter o bom relacionamento com seus clientes e cumprir as obrigações impostas pela lei. Direitos como devolução, trocas, e arrependimento da compra diante de sete dias ainda devem ser garantidos para os clientes da empresa.

Recentemente, uma crise abalou a Americanas. Nas últimas semanas, foi exposto uma dívida de 40 bilhões de reais nas finanças da empresa, além da renúncia do CEO. No momento, a empresa entrou em processo de recuperação judicial.