Por que o Palácio Piratini está iluminado com a cor roxa? Descubra

Até o dia 31 de janeiro, luzes roxas serão acesas todas as noites na fachada do Palácio Piratini, reforçando a importância do combate à Hanseníase.

Em apoio à iniciativa, o governo gaúcho aderiu à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase. Organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha também é chamada de Janeiro Roxo.

No último domingo deste mês, será celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. Entre os objetivos, estão: alertar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e combater o preconceito em relação às pessoas acometidas pela doença.

“A doença tem cura e todo o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS. Porém, trata-se de uma doença preocupante, que pode gerar problemas sérios. Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce”, comentou a responsável pelo Programa Estadual de Controle de Hanseníase, Márcia Lira.

De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria da Saúde, o Rio Grande do Sul tem a ocorrência mais baixa do Brasil (0,83, o que corresponde a 94 casos novos em 2021). Porém, há um alto índice de pacientes com incapacidades instaladas devido ao diagnóstico tardio. No total, 23% dos casos apresentam as sequelas mais graves da doença, que poderiam ter sido evitadas com o diagnóstico precoce.