Veja como foi a posse e o discurso de Eduardo Leite, governador reeleito pelo Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB), foi empossado no final da manhã de domingo (1) como governador do Rio Grande do Sul. Com o novo mandato, Leite se torna o primeiro governador do estado a ser reeleito.

A cerimônia durou mais de três horas e contou com grande presença do público. Na cerimônia, Eduardo Leite declarou compromisso com o estado, relembrou os feitos da gestão anterior, e agradeceu aos pais, família e ao namorado.

Eduardo Leite é o primeiro governador reeleito do estado

No discurso, que durou em torno de 20 minutos, Leite afirmou que seu governo será aberto á críticas e demandas, e que governará em prol da sociedade. O governador também lembrou dos feitos de sua gestão anterior, e relembrou a renúncia ocorrida em março de 2022.

Sobre a relação com o governo federal, Leite afirmou que respeitará a nova gestão, afirmando que “não é papel de governador do Estado exercer uma oposição ao governo federal eleito pela mesma população”. Porém, afirmou que mesmo buscando construir soluções conjuntas e coletivas, ainda poderá se opôr á eventuais decisões do novo governo. “Onde tivermos divergências de posições e o Estado do Rio Grande do Sul esteja sendo, de alguma forma, atingido, vamos levantar a voz e fazer o Estado ser respeitado”.

Ao final do discurso, fez agradecimentos a pessoas próximas, incluindo o pai José Luiz Marasco Cavalheiro Leite, a mãe Rosa Eliana de Figueiredo, e o namorado, Thalis Bolzan. “O Rio Grande do Sul não tem uma primeira-dama, mas tem alguém que é de verdade. Podem ter certeza”, afirmou o governador.