Quais são as maiores economias do Rio Grande do Sul? Veja ranking das cidades

Relatório divulgado no dia 16 de dezembro revela o ranking das 10 maiores economias do Rio Grande do Sul em 2020, com Porto Alegre em primeiro lugar e Santa Cruz do Sul como a cidade que apresentou maiores avanços.

A lista foi elaborada pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado á Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira as cidades abaixo.

Ranking das maiores economias do Rio Grande do Sul

  1. Porto Alegre
  2. Caxias do Sul
  3. Canoas
  4. Gravataí
  5. Santa Cruz do Sul
  6. Passo Fundo
  7. Rio Grande
  8. São Leopoldo
  9. Pelotas
  10. Novo Hamburgo

Segundo o economista Martinho Lazzari, da Divisão de Análise Econômica do DEE, a lista das 10 maiores economias municipais se manteve estável ao longo dos últimos anos. Porto Alegre, continua na liderança com um PIB de R$ 76,07 bilhões, 16,2% do total do estado, mas também foi a que mais perdeu participação no ranking, com uma queda de 0,91 ponto percentual em relação ao último relatório.

Em relação às suas posições anteriores, Passo Fundo passou da 7º á 6º posição, e Pelotas subiu uma classificação, do 10º para o 9º lugar. Dentre os municípios da lista, a cidade que mais cresceu foi Santa Cruz do Sul, passando de oitavo para o quinto lugar.

Sobre o ranking, Martinho Lazzari afirma: “Ao lado dos 10 municípios listados em 2020, apenas Triunfo, em alguns anos, se juntou aos demais no ranking. São municípios com economias consolidadas e pujantes, alicerçadas, fundamentalmente, nos serviços e, principalmente nos casos de Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, São Leopoldo e Novo Hamburgo, também na indústria de transformação”.