Porto Alegre: sítio arqueológico em bairro privativo revela vestígios de hospedaria de imigrantes

Vestígios de antiga hospedaria de imigrantes são encontrados em sítio arqueológico durante escavações no terreno do futuro bairro privativo de Golden Lake, em Porto Alegre. A zona conta com 15 mil fragmentos ao longo de 6 mil metros quadrados.

Segundo a arqueóloga Kelli Bisonhim, que coordena os trabalhos no local, a hospedaria começou a funcionar em 1891 e abrigou cerca de 25 mil imigrantes ao longo de oito anos de atendimento. Pesquisas afirmam que o local recebeu alemães, poloneses, italianos, russos, belgas, espanhóis, portugueses e franceses, entre outros.

Detalhes sobre os vestígios de hospedaria de imigrantes

O sítio se encontra quase no centro do futuro bairro privativo, aterrado para preservação em julho do ano passado. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o local corria risco de desabamento por conta de chuvas, possíveis alagamentos e proximidade com o lençol freático.

A princípio, foi considerada a hipótese de encontrar resquícios pré-históricos, mas a possibilidade foi descartada. A arqueóloga afirmou que se esperava encontrar objetos de uso doméstico, como pratos, talheres e relacionados. Porém, foram encontrados vestígios de materiais de construção, como tijolos antigos, louças e encanamentos de cerâmica, que podem ser ainda mais antigos que a hospedaria.

O trabalho dos arqueólogos e historiadores está em seu estado final. Os materiais e documentos produzidos em campo e em laboratório serão enviados para o Laboratório de Pesquisas Arqueológicas do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Um dos condomínios do bairro privativo de Golden Lake será erguido na área onde o sítio foi identificado. O espaço de escavação continuará preservado.