Twitter: conta da prefeitura de POA é invadida; Saiba como proteger a sua

A conta oficial do Twitter da Prefeitura de Porto Alegre foi invadida na noite dessa terça-feira (29). O conteúdo do ataque, publicações marcando perfis aleatórios, ficou disponível durante aproximadamente meia hora.

Dos perfis marcados por quem invadiu a conta do Poder Executivo municipal, haviam contas com conteúdo em russo, além de outras com publicidade em inglês.

Imagem mostra conteúdo publicado em invasão no Twitter da Prefeitura de Porto Alegre
Reprodução / Twitter

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Porto Alegre, a resposta foi imediata e “time digital identificou na hora a ação e recuperou o perfil”.

Por volta das 23 horas, meia hora após a primeira ação de invasores, o perfil foi recuperado e as publicações feitas pelo hacker foram apagadas. Ainda não foram divulgadas quaisquer suspeitas acerca da identidade do responsável pela invasão.

O que fazer para não ser hackeado no Twitter 

Casos de invasão em contas do Twitter e outras redes sociais já não são novidade, mas para evitar isto é preciso estar atento a uma série de medidas. 

Troque a senha da sua conta com frequência

A primeira medida para dificultar e impedir o processo de hackers é não utilizar a mesma senha em todas as contas e, principalmente, modificá-la com frequência. Esta medida é ainda mais importante para aqueles que acessam sua conta em redes e computadores públicos 

Ative a validação de login no Twitter pelo celular

Uma boa opção para garantir uma segurança a mais em sua conta do Twitter é ativar a validação via celular, ou seja, quando você fizer o login na conta, o Twitter encaminhará um SMS com um código de acesso.

Primeiro, é preciso ir no topo esquerdo do Twitter e clicar em “configurações”

Após, vá em “Segurança e Privacidade” e “Enviar pedidos de verificação de acesso para +55 (seu celular)”.

Tenha cuidado com links na rede social 

Como o Twitter possui seu próprio encurtador de links, endereços de site aparecem com no máximo 19 caracteres, portanto é preciso manter-se atento quanto à página a qual você será destinado.