IPTU 2023: saiba como usar seu CPF para reduzir o valor do imposto em Porto Alegre

Em Porto Alegre, é possível reduzir o valor do IPTU 2023 através de programas específicos, como o uso do CPF na nota fiscal. Quer saber como? Confira!

O valor do imposto é definido pelas prefeituras de acordo com a proporção e estrutura do imóvel. O contribuinte tem a possibilidade de parcelar o total do tributo, contando também com formas variadas de pagamento. 

Algumas prefeituras – incluindo a de Porto Alegre – implementaram programas de desconto para o IPTU 2023. Em alguns casos o contribuinte pode economizar até R$ 1 mil. Saiba mais.

IPTU 2023 em Porto Alegre


Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única do IPTU 2023, a prefeitura de Porto Alegre também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal.

Pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na capital também têm direito a 3% de desconto. Se o imóvel estiver vinculado a mais de um proprietário, os descontos serão atribuídos ao nome que constar como de maior hierarquia no cadastro imobiliário do município, conforme regulamentação própria.