Celular lento? Saiba o que você deve parar de fazer imediatamente

Seu smartphone está lento e trava o tempo todo? Continue lendo para saber o que fazer nestes casos. 

Ao longo do tempo de utilização, os celulares vão perdendo um pouco do seu desempenho e velocidade. Porém alguns hábitos dos usuários podem afetar e até mesmo potencializar os travamentos e a lentidão do dispositivo. 

Confira a seguir cinco coisas que podem estar deixando o seu celular mais lento e o que fazer. As situações valem tanto para dispositivos Android como iPhones. 

O que deixa o celular lento

Colocar muitos aplicativos na tela inicial. Se você coloca muitos widgets na tela inicial do seu smartphone saiba que isso pode deixá-lo mais lento. Isso ocorre porque, para rodar esses recursos dos apps, o dispositivo precisará utilizar mais memória, comprometendo o desempenho. Para não sobrecarregar o aparelho, o ideal é deixar apenas os atalhos dos aplicativos mais usados.  

Não atualizar o celular. Se você deixar o sistema operacional do seu celular desatualizado isto causará não apenas perda de segurança do aparelho mas também a falta de correção de problemas e bugs. Vale lembrar que as atualizações também melhoram a performance do smartphone. Para verificar se o seu dispositivo Android está atualizado basta acessar as configurações, ir na aba “Sistema”, selecionar “Avançado” e ir em “Atualizações do sistema”, este passo irá procurar por updates. Em caso de sistemas iOS é preciso ir em Ajustes, depois clicar em “Geral”, abrir a aba “Atualização de Software” e checar atualizações disponíveis. 

Não reiniciar o celular. Se você não costuma reiniciar o seu celular com frequência saiba que isto também pode influenciar negativamente no desempenho do aparelho. Ao desligar e ligar o smartphone nesta operação você evita que aplicativos sendo executados em segundo plano sigam consumindo recursos sem necessidade.

Manter o bloatware ativado. Estes aplicativos vêm instalados de fábrica mas não costumam ter tanta utilidade e acabam sobrecarregando a memória do aparelho. No entanto, esses aplicativos não podem ser removidos de forma definitiva, apenas desativados. Para desativar aplicativos de fábrica é preciso ir nas configurações na parte de aplicativos e clicar em “desativar” nos que você não costuma utilizar. 

Utilizar papel de parede animado. Eles podem ser bonitos e divertidos, mas também podem deixar o seu celular mais lento. Além de exigirem mais da memória, as animações dos papéis de parede também podem gastar mais bateria. Se você utilizar esse tipo de papel de parede e seu telefone está lento e travando, é possível que trocando o wallpaper o dispositivo já apresente um desempenho melhor.