Caminho entre Porto Alegre e Gramado ficará mais curto? Veja andamento da obra

A obra de pavimentação que diminuirá o tempo de deslocamento entre Porto Alegre e Gramado segue avançando 10 meses após o seu início.

O serviço está sendo realizado no trecho da RS-373 que liga Morro Reuter a Gramado, passando por Santa Maria do Herval. Atualmente, a rota é feita de chão batido e a pavimentação da via trará mais agilidade para os motoristas. 

A pavimentação está sendo realizada em 10 quilômetros onde estão sendo feitos serviços de terraplanagem, drenagem de bueiros e colocação de brita. A construtora Pelotense é a responsável pelos serviços. 

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), a previsão de entrega da obra está estipulada para o fim de 2022, no entanto, pelo avanço até então registrado o prazo não será cumprido. 

Até então, R$ 2 milhões já foram investidos na rodovia e o total estipulado é de R$ 27,6 milhões. 

A chuva foi um dos principais complicadores para as obras que devem avançar de forma acelerada no período sem precipitações do verão. 

Rota para Gramado pela RS-373 é menor

O trecho em questão da RS-373 é 23 quilômetros menor do que o caminho para quem usa a RS-239 e a RS-115. Em comparação com a rota pela freeway, através da RS-020 e RS-115 a distância é 16 quilômetros menor.