SUS: espera para atendimento odontológico em Porto Alegre pode chegar a 4 anos

As filas de espera para atendimentos odontológicos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre podem chegar a 4 anos. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital, mais de 17 mil pessoas estão na fila e metade aguarda por um tratamento de canal. “Ela [fila] está hoje em torno de quatro anos para tratamento de canal. Hoje é a fila mais longa que nós temos, passando inclusive as especialidades médicas”, diz Caroline Schirmer, diretora da Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre. 

O aumento da fila de espera pelo serviço teria se agravado em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19, época em que vários serviços de saúde ficaram suspensos.

Para o Conselho Regional de Odontologia, a situação se agravou ainda mais com a extinção do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). “Pelo entendimento que aquele Imesf, que era do governo anterior, era ilegal e fez o desligamento de mais de 100 cirurgiões dentistas na rede pública. Mas isso não foi reposto, e agora vem sendo contratado profissionais de uma maneira lenta e gradual”, diz o presidente do conselho, Nelson Freitas Eguia. 

Quadro de profissionais da área odontológica aumentou em Porto Alegre, diz prefeitura

No entanto, a prefeitura pontua que a extinção do instituto não diminuiu o quadro de profissionais já que desde 2019 até este ano houve um aumento de 50% nas equipes de saúde bucal. “Foram de 120 dentistas para 180 dentistas com o novo modelo implantado”, destacou.

Ainda conforme a secretaria de saúde, a procura por atendimentos simples não impõe grande espera sendo até mesmo baixa nos postos de saúde.