Projeto inovador em POA propõe novo formato para avaliação do desenvolvimento infantil

O projeto inovador no Sistema Único de Saúde da Capital está em fase de implantação no Ambulatório de Pediatria de Distúrbio do Desenvolvimento do Centro de Saúde IAPI, no bairro Passo d’Areia.

Entre uma das linhas de cuidado do projeto de extensão Arena, com enfoque na avaliação multiprofissional simultânea de crianças com suspeita de transtorno ou atraso para a faixa etária, o objetivo é facilitar o diagnóstico de alterações no desenvolvimento infantil,

Inspirada em atendimentos bem-sucedidos realizados na Inglaterra, a iniciativa é supervisionada em Porto Alegre pelos pediatras Ricardo Sukiennik e Renato Santos Coelho, da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre, parceira da SMS.

“O olhar de vários profissionais facilita o diagnóstico e posterior encaminhamento ao tratamento mais indicado em cada caso”, diz a médica Cláudia Reck, coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

No modelo proposto, crianças de zero a 12 serão avaliadas ao mesmo tempo por profissionais das áreas de psicologia, pediatria, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem, neuropediatria, fonoaudiologia e fisioterapia. Após a fase inicial, a ideia é aumentar a frequência dos atendimentos e replicar em outros setores do SUS em Porto Alegre.