Saiba como se proteger do novo golpe do saque-aniversário do FGTS

Após o sucesso dos saques emergenciais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em 2017 e 2020, o Ministério da Economia implementou o saque-aniversário do benefício, opção que permite saques anuais de valores entre 5 e 20% do total disponível para o trabalhador. No entanto, o que é uma ótima opção para muitos acaba sendo um pesadelo para aqueles que caem em golpes. Veja como se proteger do golpe do saque-aniversário do FGTS.

Como funciona o golpe do saque-aniversário?

Neste tipo de crime, golpistas utilizam os dados simples como nome e CPF da vítima para fazerem o cadastro na Caixa com o próprio endereço de email. Desta forma, os estelionatários conseguem movimentar os valores, antecipar saques e solicitar empréstimos.

Este golpe costuma ser silencioso, ou seja, a pessoa só o descobre quando tenta sacar o benefício e não consegue pois todos os valores já foram sacados.

O que fazer para se proteger do golpe do saque-aniversário? 

Caso você tenha sido vítima do golpe do saque-aniversário do FGTS, a Caixa Econômica Federal orienta que seja feita a contestação em uma agência bancária próxima do seu endereço. Em seguida, é preciso ir até uma delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Com o documento registrado em mãos, retorne para a agência que iniciará uma investigação para apurar o golpe.

Caso fique comprovado que a vítima tenha realmente sofrido um golpe, os valores roubados pelos criminosos serão restituídos à conta do FGTS e um novo cadastro com informações atualizadas deve ser feito.
A Caixa estima que a conclusão da solicitação seja feita em até 60 dias.

Para evitar golpes do tipo, é importante que os trabalhadores utilizem apenas os canais oficiais das instituições financeiras para buscar informações sobre o benefício. Também é fundamental que informações pessoais não sejam compartilhadas em locais públicos.