Museu de Arte de Porto Alegre: confira qual será a primeira exposição no Paço Municipal

O Museu de Arte de Porto Alegre, localizado no Paço Municipal, realizará sua primeira exposição neste sábado (24). O local onde até então funcionava a prefeitura da Capital receberá a mostra “Cidade Feita de Rio”. 

A exposição contará com 60 imagens focadas no Guaíba feitas por 40 fotógrafos que deram seu olhar ao mais famoso cartão postal de Porto Alegre. 

O Paço já recebia, desde 1901, exposições e obras de arte, boa parte delas tombadas pela Pinacoteca Aldo Locatelli, no térreo e no porão da construção. 

Desta vez, a mostra dedicada ao Guaíba ficará exposta na ala do segundo andar, onde até então era o gabinete da primeira-dama durante o período administrativo do prédio. 

A mostra Cidade Feita de Rio será apresentada pela Smart Arquitetura e faz parte de uma ação iniciada em 2019 com a seleção de fotografias que contemplassem o Guaíba. Nesta ocasião foram escolhidos 32 fotógrafos. Luiz Eduardo Achutti, Fabiano Benedetti, Henrique Amaral, Letícia Remião, Nilton Santolin, Raul Krebs e Ricardo Fabrello integraram o time ao serem incluídos como profissionais convidados. 

Segundo Márcio Carvalho, fundador e sócio da Smart Arquitetura, o projeto tem como objetivo mostrar a forma como o Guaíba completa a Capital. “O propósito da ação cultural é promover a imagem do Guaíba, reforçando que não somos apenas uma cidade de frente para o rio, e, sim, uma cidade feita de rio. Como arquitetos, nos preocupamos com a paisagem e com o legado que deixaremos para as próximas gerações”, explica Márcio.

Exposição sobre o Guaíba deve ser realizada em outros lugares

Segundo o organizador, a ideia é que a exposição seja itinerante e venha a contemplar outros lugares.  “É como um rio, que se movimenta. E é uma honra ter como destino o Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, principal símbolo arquitetônico e marco zero da capital gaúcha, um lugar que já construiu a cidade e que agora também é feito de arte”, considera André Venzon, membro da comissão responsável pela seleção das fotografias.