Agosto Dourado: doações de leite materno aumentam durante mês do aleitamento materno

No Agosto Dourado, conhecido como o mês do aleitamento materno, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas teve um acréscimo considerável no número de doadoras e na captação de leite humano.

Fundamental para o desenvolvimento saudável de bebês recém-nascidos, o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias e atua no sistema cognitivo dos pequenos. É possível notar, traçando um comparativo com os meses anteriores, que o volume do leite pasteurizado, por exemplo, foi de 17,8 litros em junho, para 22,6 litros em julho e 29 litros em agosto, número razoável, considerando que a instituição tem capacidade para processar até 100 litros por mês. 

Por mais que o balanço do mês de agosto, proporcionado pelas iniciativas de promoção, apoio e proteção ao aleitamento, tenha sido positivo, a doação de leite humano é uma demanda contínua que faz parte de um processo periódico, rotativo e incerto.

“As campanhas precisam ser sistemáticas, pois, mesmo dentro do mês, ocorrem muitas oscilações. Nosso estoque atual é de 18 litros de leite pasteurizado. É preciso melhorar o número de doadoras”, comenta a a nutricionista do HMIPV, Angelita Matias.

Mães que estejam amamentando, clinicamente saudáveis, com excesso diário de leite e residentes em Porto Alegre estão aptas e podem doar até mesmo sem sair de casa. Basta entrar em contato com o hospital pelo telefone (51) 3289-3334 ou e-mail [email protected]