Carta de Serviços: veja como funciona o serviço que atingiu 1,8 milhão de visualizações em Porto Alegre

A Carta de Serviços, catálogo virtual com serviços públicos prestados por Porto Alegre atingiu, até o mês de agosto, 1.840.968 milhão de visualizações.

Criado para disponibilizar informações, o serviço chegou a ser acessado em outros países. O Brasil concentra 97,86% dos acessos à Carta de Serviços, porém países como Estados Unidos, Argentina, Portugal e Rússia integram o percentual. Para o secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, o acesso ao serviço em outros países mostra o quanto a proposta tem ganhado a adesão do público.  “Isso mostra que estamos conseguindo atender inclusive porto-alegrenses que moram em outras cidades e fora do país e que precisam dos serviços prestados por nós”, destacou.

Considerando o tempo entre o dia 1º de janeiro até 31 de agosto, 44,14% dos acessos vieram de computadores, 55,42% de celulares e 0,43% de tablets. 

Nos primeiros oito meses de 2022 foi observado que a faixa etária que mais acessou a Carta tem entre 25 e 34 anos, compondo 28,56% dos acessos. Além disso, mais mulheres acessaram o catálogo. 

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, entre os serviços mais procurados estão informações sobre unidades de saúde (119,640), emissões de guias de pagamento (106.914), horários e tarifas de ônibus (64.165), comprovante de inscrição ISSQN (32.875) e Serviço de Atendimento ao Consumidor Carris (32.043).

Como funciona a Carta de Serviços de Porto Alegre

O catálogo on-line que informa todos os serviços prestados pela prefeitura conta com mais de 544 atividades registradas, sendo que 192 podem ser realizadas pela internet. No site da Carta de Serviços é possível acessar todas as informações, além de  ranking com os serviços de maior e menor satisfação, atualizado em tempo real. Para avaliar, basta clicar em “Dê a sua opinião sobre o serviço”, informar o CPF e responder à pesquisa.