1º Congresso de Saneamento Básico do Pró-Sinos já tem data para acontecer; Confira

O município de Canela, localizado na Serra Gaúcha, será sede do 1º Congresso de Saneamento Básico do Pró-Sinos. O evento ocorre do dia 8 ao dia 9 de setembro e discutirá caminhos para avançar na área com iniciativas nos eixos de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e gestão de resíduos sólidos.

Além de abordar casos de sucesso internacional e nacional, o evento também contará com um painel com os candidatos ao Governo do Estado do RS. 

O encontro será realizado na Sala Araucária do Grande Hotel localizado na Rua José Pedro Piva, 220. Além de ser gratuito, terá como foco profissionais da área ambiental de municípios consorciados, além de outros interessados e pesquisadores do tema. 

Confira a programação do 1º Congresso de Saneamento Básico do Pró-Sinos

08/09/2022 (quinta-feira)

08h30min – Recepção, Credenciamento

09h15min – Abertura oficial

10h – Revitalização do Rio Emscher (Alemanha), com Dr. Stephan Treuke (Emschergenossenschaft / Klima.Werk)

11h – Recuperação energética de Resíduos, com Presidente Executivo Yuri Schmitke (ABREN)

11h30min – Universalização do esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre, com Diretor presidente Angelo Mendes (Ambiental Metrosul)

12h – Intervalo para o almoço

13h30min – Case de Sucesso em Saneamento Básico: Prefeitura de Maringá/PR (2ª melhor do Brasil), com o Prefeito Ulisses Maia Kotsifas de Maringá/PR e Prefeito de Esteio e Presidente do Consórcio Pró-Sinos Leonardo Pascoal

14h30min – Case de Sucesso em Gestão de Resíduos de Construção e Demolição: Jundiaí/SP, com Diretor de Operações Pedro Henrique Serapião (SBR)

15h – Case de Sucesso na Concessão do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos com Coord. de Projetos Miqueias Assunção de Castro (CEF) e o Assessor Técnico Silvano Costa (MDE)

15h30min – Coffee

16h – Oportunidades de financiamento na área do Saneamento Básico com Sicredi e Caixa Econômica Federal com Graça Cristina Freire de Campos, Coord. de Filial na Gerência Exec. de Governo Porto Alegre/RS

16h30min – Painel sobre os impactos das mudanças climáticas no saneamento básico das cidades, com Secretário-Executivo Rodrigo Corradi (ICLEI América do Sul)

17h – Encerramento do primeiro dia

09/09/2022 (sexta-feira)

08h30min – Recepção, Credenciamento e COFFEE

09h15min – Painel temático, sobre os desafios do Saneamento Básico do RS com candidatos a governador do Estado do Rio Grande do Sul

12h – Intervalo para o almoço

13h30min – Novo Marco do Saneamento e Regulação, com o Diretor de Qualidade Eng. Ricardo Pereira da Silva (AGERGS) e João Paulo Soares Coelho, Coordenador de Contratos e Legislação da Superintendência de Regulação Econômica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

14h – Perspectiva de universalização do Saneamento Básico no RS, com o Procurador do Estado Dr. Juliano Heinen (SEMA)

14h30min – Alternativas para concessão de Serviços Públicos de Saneamento, com o Dr.Thiago Marrara de Matos, professor direito administrativo da USP(FDRP)

15h – Coffee

15h30min – Estratégias para o atendimento do Novo Marco Legal do Saneamento, com o Diretor Presidente Roberto Barbuti (CORSAN), como vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral Márcio Lüders (COMUSA) e o diretor-Geral Geison Freitas (SEMAE)

16h30min – Apresentação da Carta de Canela

17h – Encerramento do Congresso