Shopping de Porto Alegre terá recurso que ajudará na recuperação de veículos roubados

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Porto Alegre anunciou que um shopping de Porto Alegre passará a integrar o cercamento eletrônico da Capital. O objetivo é a identificação de veículos furtados.

A parceria será com o Shopping Total, localizado no bairro Independência, na zona norte de Porto Alegre. A expectativa é de que outros estabelecimentos privados com a mesma operação e sistema de segurança, vendo essa parceria inédita, possam estar ao lado da administração municipal para ampliar o cercamento eletrônico.

A parceira será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e foi firmada pelo superintendente do Shopping Total e pelo prefeito Sebastião Melo, em cerimônia realizada no palco de eventos do shopping.

No primeiro semestre, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, 479 alertas foram disparados pelo sistema, resultando na recuperação de 133 carros.

O sistema de cercamento eletrônico existe em Porto Alegre desde 2018 e permite que câmeras de videomonitoramento identifiquem as placas dos veículos. Além disso, é possível rastrear veículos e suas rotas de fuga, contribuindo para o planejamento das ações de segurança.

O monitoramento é acompanhado em tempo real pelo CEIC/POA (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre) e pelo DCCI (Departamento de Comando e Controle Integrado) da SSP-RS (Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul).