Saiba como consultar a restituição e a data de pagamento para beneficiários de Porto Alegre e região

No último dia 31, a Receita Federal realizou o pagamento do 1° lote de restituições do Imposto de Renda 2022, que teve o ano-base de 2021.

Foram contemplados nessa primeira rodada os grupos prioritários, que são: idosos, contribuintes com deficiência e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Feito isso, a ordem de pagamentos segue com base na data de entrega da declaração. Ou seja, aqueles que entregaram o IRPF mais cedo, também receberão a restituição mais cedo.

Vale lembrar que a data de transmissão considerada pela Receita é a do último envio, caso tenha sido realizada alguma retificação ou ajuste.

Neste primeiro lote, foram R$6,3 bilhões em crédito bancário restituídos a mais de 3 milhões de contribuintes. A consulta e o calendário para os próximos lotes já foi liberada.

Consulta e calendário

Como consultar?

Para consultar a restituição do IRPF 2022, a Receita Federal disponibiliza duas maneiras:

  1. Através da página da Receita pela internet, clicando aqui;
  2. Através do aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. 

Calendário de restituições do IRPF 2022

As datas dos próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2022 já foram divulgadas pela Receita Federal. Confira: 

  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Onde é realizado o pagamento?

O crédito de restituição é depositado na conta bancária informada na declaração do Imposto. Uma das novidades este ano era, inclusive, a possibilidade de informar uma chave PIX de CPF para receber o pagamento.

O órgão informou que, “Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil”.

Atenção: as declarações que apresentaram inconsistências e caíram na malha fina terão as restituições liberadas somente após a correção pelo cidadão ou a comprovação de que as informações estão corretas.