INSS confirma atraso na perícia médica de mais de 1 milhão de brasileiros? Entenda

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 1 milhão de segurados do  Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) aguardam agendamento de perícia médica. A fila de espera teve um aumento significativo com a greve dos servidores que já dura 40 dias. Além do agendamento, a espera para conseguir um atendimento também tem sido longa e está com cerca de 60 dias.

Para obter a concessão, muitos benefícios do INSS exigem perícia médica para comprovar a incapacidade de trabalhar do cidadão que solicita algum benefício previdenciário.

Segundo Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP, a categoria vem cumprido a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e mantém 70% dos peritos trabalhando nos atendimentos nas agências. 

Peritos estão parados por melhores salários e condições de trabalho

Entre as reivindicações dos peritos estão o reajuste salarial em 19,9%, para recompor a inflação de 2019 a 2022 e o encerramento da tele perícia, perícia realizada de forma virtual.

Além disso, os peritos querem uma melhoria nas condições de trabalho nas agências, como a climatização e a higienização das agências, a contratação de três mil servidores através de novos concursos, e ter como meta diária 12 atendimentos presenciais.

Governo oferece apenas 5% de reajuste

O Governo Federal ofereceu um reajuste de 5% nos salários, melhores condições de trabalho e novo concurso para a contratação de novos servidores. Porém, a categoria está indignada com a proposta. “Os peritos se sentem indignados com a forma como o governo vem tratando a categoria. Temos mais de 320 mil perícias marcadas no período e, até agora, não se moveram para negociar” afirmou o vice-presidente da ANMP.

Ministério da Previdência recomenda reagendar a perícia médica

Por causa dos impactos devido à paralisação dos servidores e peritos do INSS, o Ministério da Previdência recomenda a reagendar a perícia médica. Para remarcar o atendimento, o beneficiário deve acessar o Meu INSS, na aba “Benefícios” clicar em “Perícia” e em “Remarcar Perícia”, informar o número do documento e clicar em “Reagendar atendimento”.