Aprovação do Auxílio Emergencial para 2022, veja

Deputados querem a volta do Auxílio Emergencial em 2022, mas governo não demonstra estar de acordo com o retorno do benefício por estar focado no Auxílio Brasil. Partidos como o PCdoB defendem a volta do pagamento de R $600,00 as milhares de pessoas beneficiados pelo programa nos anos de 2020 e 2021.

Partidos pedem a volta do Auxílio Emergencial

O programa que chegou ao fim em outubro do ano passado deve voltar a ser pauta no Congresso Nacional. Muitos parlamentares de esquerda querem a volta do benefício para movimentar a economia com o dinheiro injetado pelo benefício.

“Esse auxílio é muito importante para milhões de brasileiros que ficaram completamente desassistidos na pandemia que ainda persiste. Muitos nem foram incluídos no Auxílio Brasil. Isso tem causado enorme sofrimento a essa imensa parcela da população”, declarou o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiro (PE).

Segundo dados oficiais do Ministério da Cidadania, cerca de 25 milhões ficaram sem receber nenhum benefício do governo após o fim do Auxílio Emergencial. Apenas 3 milhões conseguiram entrar no Auxílio Brasil. 

Apesar da discussão sobre a volta do Auxílio Emergencial, o presidente da república descarta a possibilidade. “Querem que a gente renove (O Auxílio Emergencial), mas a nossa capacidade de endividamento chegou ao limite”, disse Jair Bolsonaro 30 de dezembro. Ele defendeu que as pessoas tem que “tocar a vida” daqui pra frente.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial foi pago de abril de 2020 até dezembro do mesmo ano, atendendo a cerca de 70 milhões de famílias em vulnerabilidade social.

Devido a pressão pelo agravamento da pandemia e, por consequência, da economia no país, o benefício voltou a ser pago de abril a outubro do ano passado. Porém, dessa vez a parcela foi menor e não mais que 39 milhões de pessoas receberam o benefício.