Concurso Aprendiz Marinheiro 2018 – Detalhes do edital e apostilas

A Marinha do Brasil oferece no ano de 2018 o concurso para Aprendiz de Marinheiro 2018, que garante uma vaga para aprender como ser um marinheiro, realizar diversas funções marítimas e exercer a cidadania brasileira.

Poderão participar do processo seletivo para Aprendiz de Marinheiro 2018 homens e mulheres que tenham entre 18 e 45 anos de idade. Mas atenção, quem desejar se candidatar deve ter formação básica no nível fundamental médio e técnico. Com o processo de aprendizado concluído, as vagas de Marinheiro e Cabo serão ocupadas por oito anos, com garantia total.

A vaga de 2018 são para profissionais com formação técnica em cursos de Mecânica, Marcenaria, Enfermagem, Telecomunicações, Processamento de Dados, Eletrotécnica, Nutrição e Dietética, Ciências Contábeis, Metalurgia, Gráfica, Química, Marcenaria, Radiologia, entre outras diversas áreas.

O processo seletivo é feito em 5 etapas, sendo dividido entre prova objetiva, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, verificação de documentos e prova de títulos.

Concurso Aprendiz Marinheiro 2018

A prova será realizada em uma data ainda a ser definida, e terá duração total de 3 horas. Serão abordados na prova objetiva temas da língua portuguesa e formação militar-naval. A ultima etapa para garantir a aprovação é averiguação de bons antecedentes do candidato.

concurso aprendiz de marinheiro 2018

Os aprovados também passam por uma verificação de saúde para saber se possuem realmente capacidade de exercer as atividades para a qual garantiram vaga através do processo.

os candidatos devem comparecer aos locais de prova, que serão divulgados posteriormente pela Marinha, preparados para resolver o teste escrito e também para os testes físicos, que garantem a qualidade dos futuros aprovados para o serviço militar da Marinha do Brasil.

Inscrições Concurso Marinha 2018

A inscrição é feita diretamente no site da Marinha do Brasil. Para ter acesso, você deve digitar o endereço www.marinha.mil.br/ensino diretamente na barra de endereços do seu navegador da internet.

Quem resolver concorrer para uma das vagas deverá pagar uma taxa de inscrição fixa. A taxa de inscrição é do valor de R$70 e deve ser paga até o dia 28 de fevereiro de 2018. O candidato que possuir cadastro no Cadastro Único Nacional (CADÚnico), comprovando baixa renda, poderá ser isento de pagar o valor de inscrição.

A data de inscrição ocorre entre os dias 22 de janeiro de 2018 a 12 de fevereiro de 2018 para quem deseja cumprir o serviço militar voluntário. Já para a escola de aprendizes, as inscrições ocorrem entre os dias primeiro de fevereiro de 2018 e dois de março de 2018.

É importante que o candidato não esqueça seu documento oficial de identificação com foto, que deve estar dentro do prazo de validade. Lembre-se que não serão aceitas cópias de documentos, ainda que autenticadas, nem o protocolo de renovação de identidade, apenas o documento oficial original.