Cerca de mil famílias do MTST ocupam terreno próximo ao Itaquerão em SP

Um grupo de cerca de mil famílias, segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), ocupa desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 3, um terreno particular na Rua Malmequer do Campo, no bairro Parque do Carmo, na região de Itaquera, Zona Leste da capital.

Segundo os organizadores da ocupação, o terreno está abandonado há mais de 20 anos, e está localizado a menos de 4 quilômetros da Arena Corinthians, também conhecido como Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo. Algumas barracas já estão sendo montadas e, no momento, abrigam crianças e idosos. Há grande movimentação de pessoas pelo local, que chegaram de diversas partes da capital vindas de ônibus.

O ato teve início à 0h30, e visa chamar a atenção do poder público sobre a falta de políticas públicas para moradia popular, apesar dos grandes gastos para trazer a Copa do Mundo para o Brasil.

Leia abaixo o texto publicado na página do MTST no Facebook.

MTST REALIZA OCUPAÇÃO EM ITAQUERA COM MAIS DE 1000 FAMÍLIAS

Neste momento cerca de 1000 famílias organizadas pelo MTST estão realizando a ocupação de um grande terreno abandonado em Itaquera.

O terreno é uma propriedade particular, abandonado há mais de 20 anos, localizado próximo ao Parque do Carmo e há menos de 4 kms do Estádio Itaquerão.

A ocupação é uma demonstração de que os investimentos da Copa em Itaquera não atenderam aqueles que mais precisam. Enquanto foi gasto mais de R$1 bilhão no estádio, sem contar as obras de acesso, milhares de famílias não tem acesso à moradia em Itaquera.

Os investimentos antipopulares da Copa não passarão goela abaixo do povo das periferias. Itaquera se levanta por direitos sociais.

As famílias que estão ocupando o terreno estavam vivendo em áreas de risco, favelas ou sem condições de pagar aluguel por conta da especulação imobiliária na região decorrente da construção do estádio de abertura da Copa.