Nos pênaltis, Santos vence Palmeiras e vai à semifinal do Paulista

Com um primeiro tempo tecnicamente fraco, os dois times deixaram toda a emoção para a etapa complementar. Logo no início do jogo, Leandro deu um belo drible em Neymar e chutou da intermediária, a bola foi no ângulo de Rafael, que espalmou para fora. No lance seguinte, mais uma vez em um ataque palmeirense, Charles e Vinícius fizeram boa jogada pela esquerda, o atacante cruzou rasteiro na área, Leandro resvalou e a bola tocou a trave direita de Rafael. Como num velho chavão de que, quem não faz toma, o Santos achou seu gol. Após escanteio, a bola sobrou na área para Neymar, o camisa 11 chutou cruzado, quando a bola ia para fora Cícero escorou para às redes, gol do time praiano. A partir daí o jogo ficou truncado, com muitas faltas e disputas no meio-campo. O cai-cai sucessivo do jogador santista irritava os palmeirenses que, aquela altura, buscavam o gol de empate.

O segundo tempo começou com a entrada do contestado Kléber, no lugar do volante Léo Gago. A substituição abriu mais espaços do meio para trás do Palmeiras, principalmente após a saída de Márcio Araújo e a entrada de Souza. O Verdão buscava o ataque, mas era surpreendido nos rápidos contragolpes santista. Principalmente com Neymar, que caia pelo lado esquerdo e assustava à meta do goleiro Bruno. O Santos cansou de perder gols, inclusive um lance inacreditável, aos 33 minutos. Neymar, após boa jogada, chegou frente ao goleiro Bruno, que defendeu o chute, a bola sobrou para Miralles, sem goleiro, perder. Maurício Ramos , em cima da linha, tirou o chute do argentino. Todo ao ataque, já que Gilson Kleina havia colocado Maikon Leite no lugar do apagado Vinícius, o Palmeiras conseguiu o empate. Aos 39, Souza cruzou na cabeça de Kléber, com estilo, numa bela cabeçada, vencer o goleiro Rafael, gol de empate alviverde. Após os gol, ambos os times cozinharam a bola na espera dos pênaltis.

Se Kléber minutos antes tinha feito seu primeiro gol com a camisa alviverde, na primeira cobrança dos penais, o atacante chutou de forma bisonha, mais uma vez displicente, assim como o gol que perdera contra o Tigre, pela Libertadores, e foi presa fácil para o goleiro santista. Miralles, Souza, Cícero. Wesley e Montillo, bateram bem e, converteram suas cobranças. Leandro, o novo xodó alviverde, bateu no alto, mas Rafael foi buscar. Renê Junior chutou forte, no alto e, decretou à classificação santista para a semifinal. Neymar, que seria o último das cobranças, nem precisou ir a marca de cal.

Ao Santos, resta esperar o vencedor de Mogi-Mirim e Botafogo, de Ribeirão Preto, que jogam ainda neste sábado, às 18h30. O Palmeiras se prepara pra enfrentar o Tijuana, no México, na próxima terça-feira, pela Libertadores da América.