68ª Feira do Livro de Porto Alegre: confira as novidades desta edição!

No próximo dia 28 até o dia 15 de novembro, acontece a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com perspectiva de pública recorde, a edição deste ano garante novidades.

Para ampliar a acessibilidade do evento, haverá desde mapas táteis até materiais em braile e a possibilidade de audiodescrição dos ambientes para facilitar a circulação de visitantes com visão reduzida. A ideia é ampliar ao máximo as possibilidades de inclusão para valorizar esse público, segundo Letícia Francisco, CEO da Semearhis, startup responsável pelo trabalho.

Além disso, ainda terão banquetas móveis disponibilizadas para pessoas com nanismo (para viabilizar o acesso às obras expostas nas bancas), a contratação de intérpretes e tradutores da língua brasileira de sinais (libras) e a capacitação de livreiros para um atendimento mais acolhedor.

O primeiro curso para preparar os expositores ocorre nesta terça (11). Os 71 inscritos foram convidados e poderão levar entre três e quatro colaboradores. Eles irão aprender, por exemplo, noções básicas de libras.

“Garantir pleno acesso ao livro sempre foi nossa missão. A feira já é uma referência em acessibilidade, mas entendemos que pode ser melhor, por isso fomos buscar uma empresa especializada para nos ajudar”, comenta Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL).