50 anos do Parcão: veja a série de qualificações especiais para comemorar a marca!

O Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, completou 50 anos nessa quarta-feira (9). Para comemorar a ocasião, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) elaborou uma série de qualificações no parque. 

As mudanças são voltadas para o lado esportivo do espaço, localizado à direita da Avenida Goethe em direção à Rua 24 de Outubro.

Conforme levantamento da Diretoria de Áreas Verdes da Smamus, a parte esportiva do parque será dividida em dois setores. O primeiro, situado próximo à Rua Dr. Poty Medeiros, concentra a maior parte das atividades, com duas quadras poliesportivas, quatro de beach tennis e uma de futevôlei. Também haverá uma arquibancada de apoio às quadras de areia, playground, três áreas de estar, praças, academia ao ar livre e espaços de alimentação.

No segundo setor, próximo à Escola Estadual Uruguai, o campo de futebol será transformado em dois de futebol sete, e o cachorródromo será totalmente revitalizado. Dentre as novidades para o Parcão estão previstos espaços para prática de ping pong, futmesa, mesas de xadrez e um novo playground, além de recantos de descanso e contemplação. 

Imagem das melhorias do Parcão em Porto Alegre vista de cima
SMAMUS/Divulgação PMPA

Segundo o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza, diversos estudos estão sendo feitos para garantir o melhor aproveitamento da área. “Para realizarmos uma ocupação positiva dessa área, estamos buscando estudos para implementarmos por fases, junto às ações já realizadas. O Parcão é uma área muito importante da cidade e merece esse cuidado”, destaca. 

Parcão é o segundo parque mais antigo de Porto Alegre

O Parque Moinhos de Vento é o segundo parque mais antigo da Capital. Com uma área de 115 mil metros quadrados, desde a sua fundação o Parcão já contava com setores de recreação e contemplação e práticas esportivas.