5 tornados em menos de um mês: entenda a causa dos fenômenos em SC

Novembro ainda não acabou e Santa Catarina já registrou diversos tornados. Ao todo, foram cinco em menos de 20 dias. As informações são do NSC Total.

Só no último sábado (18), foram registrados dois tornados. O primeiro aconteceu de madrugada, por volta das 2h, no limite entre as cidades de Balneário Gaiovota e Sombrio, no Sul do Estado. Nessas áreas, as tempestades destruíram telhas de casas e causaram quebras de árvores.

O segundo aconteceu pouco tempo depois, por volta das 9h. O fenômeno atingiu Urupema, na Serra. Lá, uma casa foi parcialmente destruída e árvores grandes caíram. A região registrou cerca de 200 raios durante a passagem do tornado.

O que causa os tornados?

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Fernando Rafael, o El Niño – que aquece as águas do Oceano Pacífico, gerando excesso de chuvas – e a primavera podem explicar a ocorrência dos tornados em Santa Catarina.

O especialista explica que durante a primavera já ocorrem mais tempestades e eventos extremos. Isso porque este é o período do ano em que há trocas de massas de ar frio por ar quente, em mudanças mais abruptas, favorecendo a ocorrência de temporais e vendavais.

“É a estação do ano mais tempestuosa. É a estação em que a chuva não vem sozinha, mas vem com uma troca de ar que favorece essas tempestades. Automaticamente, eventos mais severos como microexplosões, tornados e até mesmo vendavais acabam acontecendo com mais frequência”, afirma.

Nessa estação, os efeitos do El Niño também podem ser mais sentidos. Neste ano, por exemplo, outubro e novembro foram marcados por diversas chuvas.

Além dos efeitos da primavera e do El Niño, outros eventos também contribuem para a formação de tornados, como a chamada oscilação antártica negativa, que favorece o deslocamento de frentes frias até o Estado.