5 tendências tecnológicas que vão revolucionar o mundo em 2023

Há várias tendências tecnológicas promissoras que podem trazer grandes mudanças no mundo em 2023 e também nos próximos anos. De acordo com um estudo publicado em janeiro desse ano, algumas já estão sendo aplicadas no nosso cotidiano.

Segundo a pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e além: um estudo global do IEEE”, realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), há 5 tendências tecnológicas que devem se destacar até o fim do ano. Confira abaixo mais informações sobre todas elas.

Principais tendências tecnológicas de 2023

  • Computação em nuvem

A computação em nuvem é um termo usado para definir a entrada de recursos da área da Tecnologia da Informação por meio da internet. Isso inclui servidores, bancos de dados, software, entre outros, que operam sem a necessidade de gerenciamento ativo do usuário.

  • 5G

O 5G é o novo padrão de tecnologia a ser usado por redes móveis e de banda larga. Sendo a quinta geração, é a evolução do 4G e promete conexões mais velozes para equipamentos eletrônicos. Sua implementação começou em 2018 e continua em andamento no Brasil.

  • Metaverso

O Metaverso é definido como um ambiente virtual imersivo, com o intuito de replicar a realidade. A iniciativa recebeu investimentos em peso por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook — até mesmo o nome da empresa foi mudado para Meta.

  • Veículos elétricos

A substituição dos automóveis tradicionais movidos a combustíveis fósseis por novos modelos, movidos à eletricidade, é uma das grandes mudanças que deve ser aplicada gradualmente nos próximos anos. A União Europeia, por exemplo, já tem investido na transição para os novos veículos.

  • Internet Industrial das Coisas

A chamada IIoT — Internet Industrial das Coisas — é a aplicação da conectividade entre diferentes dispositivos, como computadores e objetos inteligentes, para fins industriais. O uso da IIoT pode ser usado para ampliar a eficiência de uma empresa e reduzir os tempos das tarefas e os custos de produção.

Imagem: Reprodução / Pixabay