5 cidades históricas fascinantes do Rio Grande do Sul

Veja a lista das 5 cidades com história mais fascinantes no interior do Rio Grande do Sul e marque seu próximo destino! Saiba mais.

Quem viaja pelo estado e tem costume de conhecer novos lugares fascinantes, pode se surpreender com a história de algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Algumas dessas cidades contam com mais de 200 anos de histórias incríveis para conhecer. Vale lembrar que no dia 19 de setembro de 1807, uma carta-patente elevou o RS a Capitania Geral Independente.

Logo após isso, em 1809, foram elevadas à categoria de Vila as povoações de Porto Alegre, Rio Grande de São Pedro, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.

Confira cidades com histórias fantásticas!

Apesar das 4 cidades (Porto Alegre, Rio Grande de São Pedro, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha) terem “nascido” ao mesmo tempo, no dia 8 de outubro de 1809, há também outras cidades do estado que possuem história de mais de 200 anos. Veja a nossa lista!

  1. Bagé (17 de julho de 1811)

A cidade de Bagé surgiu a partir do exército Luso-brasileiro, que deve que deixar seu acampamento, em direção a Cerro Largo, levando dez mil cavalos e dois mil bois. 

Para ir embora, o exército sofreu várias dificuldades, pois era inverno e período de muita chuva. Com isso, Dom Diogo resolveu deixar em Bagé parte dos soldados, comerciantes e mulheres. Dessa forma, criou-se um novo vilarejo.

  1. Pelotas (7 de dezembro de 1830)

No município de Pelotas há diversos monumentos históricos e de suma importância para a cultura da região. Por isso, a cidade já foi escolhida para a televisão brasileira em três obras: Incidente em Antares, A Casa das Sete Mulheres e O Tempo e o Vento.

  1. Piratini (15 de dezembro de 1830)

A cidade conserva até os dias atuais, os casarões da época do povoamento e da revolução, patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Alguns dos monumentos deixados foram o Museu Histórico Farroupilha, o Sobrado da Dorada, a Casa da Camarinha, e várias construções antigas.

  1. Triunfo (25 de outubro de 1831)

O município é o local de nascimento do dramaturgo Bento Gonçalves, da atriz Iracema de Alencar e o local onde se encontra enterrado o madeirense Jerônimo de Ornelas, fundador da cidade de Porto Alegre.

  1. Jaguarão (6 de julho de 1831)

O município é conhecido pela população devido às suas belas portas e seu nível de conservação, exceto a Enfermaria Militar. Há exemplos de arquitetura eclética no centro da cidade.

Imagem: Giulian Serafim / PMPA