5.5G no Brasil? Saiba mais sobre a nova tecnologia

O Brasil tem chamado a atenção das grandes companhias de telefonia móvel do mundo por um motivo muito especial: a iminente implementação da nova geração da internet móvel, o 5.5G. Essa tecnologia promete ser uma revolução na maneira como nos conectamos à internet e tem despertado grande interesse entre as principais operadoras de telefonia móvel do país.

Segundo Daniel Zhou, presidente da Huawei para a América Latina, as operadoras estão se preparando para a nova tecnologia. “As operadoras certamente estão se movendo para isso”, afirmou Zhou em uma recente entrevista ao Broadcast, o sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A Huawei, fornecedora das três principais operadoras de telefonia móvel do Brasil (Vivo, TIM e Claro), tem um papel fundamental na implementação da nova tecnologia. De acordo com Zhou, o 5.5G no Brasil necessitará apenas de uma atualização nos equipamentos de redes, dispensando a necessidade de realizar testes operacionais a partir do zero.

A revolução do 5.5G

Com uma velocidade aproximada trinta vezes superior ao 5G atual, o 5.5G promete oferecer downloads a uma taxa incrível de até 10 Gbps. Isso representa uma enorme mudança na capacidade de tráfego de dados, permitindo a conexão de um número maior de dispositivos simultaneamente, proporcionando uma experiência de navegação superior aos usuários.

“Dez Gbps é uma velocidade de download enorme, e precisamos muito disso”, diz Zhou, destacando a importância da nova tecnologia para setores como a indústria, a agricultura e a logística, além de ocasiões específicas como o carnaval, quando há um grande número de pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Avanços globais do 5.5G

A Huawei tem realizado testes com a nova tecnologia em cerca de 20 cidades ao redor do mundo, confirmado a impressionante velocidade de navegação que o 5.5G poderá oferecer. As três principais operadoras de telefonia da China já começaram a implementação da rede 5.5G em suas principais cidades e as operadoras de Hong Kong também concluíram seus testes, comprovando a taxa de 10 Gbps.

Além disso, houve também experiências na Europa e no Oriente Médio envolvendo a internet das coisas (IoT) com 5.5G. Com isso, a Huawei acredita que o desenvolvimento do 5G, que já atende a mais de 1,6 bilhão de usuários em todo o mundo, avançará rapidamente para o 5.5G, um passo à frente na revolução tecnológica.