45°C de temperatura? Onda de calor intenso deve atingir o Brasil nos próximos dias

De acordo com as previsões da MetSul Meteorologia, haverá um episódio excepcional de calor intenso em grande parte do Brasil. As marcas esperadas vão superar os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país.

Isso se deve à uma massa de ar extremamente quente que cobrirá o Brasil nos próximos dias. O início da semana já apresentou o calor para a população do Centro-Oeste e Sudeste, porém, a segunda metade da semana reforça ainda mais as temperaturas elevadas.

Apesar do calor intenso não ser incomum no mês de setembro nestas áreas do território nacional, trata-se de uma situação de elevado risco pela severidade do calor esperado.

Calor intenso pode chegar a 45°C no Brasil

Serão vários estados que enfrentarão o calor intenso: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Contudo, o pior calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40°C na maioria das cidades dos dois estados. Marcas próximas de 40°C também devem ocorrer em cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.

No Rio de Janeiro, alguns locais podem superar os 40°C no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser uma das áreas fortemente afetadas pelo calor.

Centro do Brasil e seu histórico com o calor

Vale ressaltar que o centro do Brasil, Centro-Oeste e Sudeste, é afetado pelo período de seca entre junho e setembro. Sendo assim, é comum que as temperaturas altas sejam extremas, maiores ainda que as registradas no verão.

Essa situação também pode ser vista em áreas de Minas Gerais mais próximas do Brasil Central, onde a curva de temperatura tem grande influência da estação seca.

Imagem: Reprodução / Freepik